PITANGA

abril 25, 2009

Polvo à Lagareiro















Polvo à Lagareiro

Hoje resolvi cozinhar pela primeira vez, polvo.
O polvo não é , de todo, um dos meus (nossos) pratos favoritos e muito sinceramente, nunca tinha provado de polvo à lagareiro!
Há dias disseram-me que era muito bom e fácil de preparar. E sendo eu uma gulosa aventureira resolvi experimentar.
Faltava ultimar os pormenores da receita e o maior problema seria cozer o animal, uma vez que não costumo cozinhar na panela de pressão. Mania minha ou não, acho que os sabores se alteram, ficam para pior. Isto deve-se a uma galinha que cozinhei na dita panela e que foi parar à "reciclagem"devido ao cheiro nauseabundo que exalava na cozinha. Mas voltando ao início para não me perder, a semana passada andando à procura da dita receita descobri num programa de culinária televisivo como cozinhar o polvo, sem tabus e complicações. Descobri que para o polvo ficar tenro terá de ser congelado e cozinhado na panela em pouca água, sem sal, durante uma hora a contar após entrar em ebulição. Foi assim que fiz.
Acompanhei com batatas assadas no forno e de grelos de nabo. Ficou excelente, não sobrou nada! Prato a repetir mais vezes...

Polvo à Lagareiro

1 polvo congelado com 1,200g (pingo doce)
1 cebola
1 dl de azeite virgem
8 dentes de alho
1 pimenta da terra inteira
sumo de limão
flor de sal, q.b.

Modo de preparar:

Leve uma panela ao lume com água suficiente para cozer de forma a não cobrir totalmente o polvo,com uma cebola inteira, descascada. Lave bem o polvo (descongelei de véspera), junte uma gotinhas (poucas) de limão, para tirar a "rabuja"(mau cheiro). Quando a água entrar em ebulição, deite-o na panela. Tape e deixe cozinhar durante 60 minutos contabilizados após começar a ferver. Mexa com uma colher de pau para não pegar no fundo da panela.
Após a cozedura, escorra bem e deixe arrefecer.
Numa travessa que possa ir ao forno deite o alho descascado e partido,a pimenta. Junte o polvo cortado aos pedaços, deite umas gotas de sumo de limão, polvilhe com sal (pouco). Não se esqueça que o polvo tem um sabor acre algo salgado e por isso o sal nem é muito necessário. Regue com o azeite.
Leve ao forno a 220º durante 20 minutos, até ficar dourado.


















Acompanhamento:

batatas, 2 por pessoa
oregãos
azeite, um fio
grelos de nabo


Lave esfregando com um esfregão as batatas e cozinhe-as com casca, em água e sal. Quando cozidas, escorra-as e coloque-as num tabuleiro. Usando papel de cozinha ou guardanapo, esprema-as ligeiramente (a murro). Polvilhe abundantemente com oregãos, regue com um fio de azeite e leve ao forno ao mesmo tempo que o polvo, para aproveitar o calor.
Enquanto isso, cozinhe os grelos em vapor durante 10 minutos. Escorra-os bem.
Sirva o polvo com as batatas e os grelos.

E bom apetite!