PITANGA

abril 16, 2009

QUICHE DE ESPINAFRES E BACON

Ingredientes para a base:

250g de farinha de trigo
125g de manteiga
1ovo

Junte a farinha, a manteiga (á temperatura ambiente), o ovo, e amasse com as mãos até obter uma massa ligada e uniforme. Faça uma bola, polvilhe de farinha.
Com manteiga, unte uma forma de fundo amovível. estenda a massa com o rolo e forre a forma, cobrindo bem o fundo e os lados, aconchegando bem. Se quiser pode picar ligeiramente o fundo com um garfo. Reserve.


Ingredientes para o recheio:

1 Molho de espinafres (1 pacote de 500g pré-lavados)
1 Alho francês (alho-porro)
100g Bacon sem courato (em caixa, já cortado)
3 Colheres de sopa de azeite extra virgem
1 Dente de alho, picado
4 Ovos
2 Pacotes de natas (400ml)
1 Pitada de flor de sal
Pimenta moída na ocasião, a gosto


Preparação:

Lave bem o alho francês,retire as folhas verdes e limpe as raízes. Corte a parte branca, em rodelas finas. Deite o azeite numa caçarola, junte o bacon e leve ao lume brando mexendo até alourar, sem deixar queimar. Junte o dente de alho, o alho francês, mexa envolvendo bem e deixe estufar com a caçarola tapada durante 3 minutos. Adicione os espinafres misturando tudo cuidadosamente. Tape e deixe estufar até o espinafre ficar mais ou menos cozido, o que leva 12 a 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º.
À parte bata as natas até ficarem ligeiramente endurecidas. Junte os ovos inteiros, o sal, a pimenta, ligue tudo não mexendo demais.
Coloque o recheio de espinafres no fundo,espalhe com um garfo de modo a distribuir este recheio uniformemente. Adicione a mistura das natas e ovos. Leve ao forno a 180º (ou forno médio) durante 35 a 40 minutos, até ficar loura. Faça o teste do palito e se for necessário deixe ficar no forno até o palito ficar seco.
Sirva com uma boa salada de alface.

Bom apetite...

Nota:
Se desejar poderá utilizar uma base de massa folhada fresca à venda nos supermercados.